segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

O bom da tarde

Sou invadida por uma quase-culpa regularmente. Digo 'quase-culpa' porque não me dói muito na consciência, só uns poucos minutos de reflexão após consumado o ato, e depois passa sem muito disse-me-disse. E regularmente, para ser mais precisa, bem, digo: quase todo fim de semana. E tem sido assim por toda a minha (não tão) longa vida.

O assunto em questão ... hããã, que sono! - é a preguiça que sinto às tardes. Não tenho culpa durante a semana pela simples impossibilidade de tirar aquela soneca deliciosa depois do almoço em dias de trabalho. Mas, no fim de semana, é tiro e queda: um soninho dos deuses depois de almoço é o que há de melhor nesse mundo.

Mas então, você há de dizer, culpa???? Por quê?? Nada mais normal do que uma sonequinha para fazer a digestão. Não no meu caso, caro amigo(a); a minha sonequinha não é 'inha'; é 'ona'. Tenho a capacidade de dormir direto umas três a quatro horas nas tardes de sábado e domingo, acordando quase com o pôr do sol. Agora, então, com meus horários decididamente mais boêmios em função do trabalho, a vida existe de dia, dá um pause à tarde e continua com o põr do sol.
A culpa vem em função das horas teoricamente não vividas. O mundo dos sonhos, por melhor que seja, não inclui uma ida ao cinema, nem uma boa leitura ou uma conversa entre amigos. Pra falar a verdade, os sonhos são bem mais escalafobéticos. Daí que dói (um pouquinho) assim que acordo e percebo que já era, dormi, ih, agora já são quase seis da tarde...

Mas aí, então, me sinto tão renovada e revigorada, cheia de ideias e vontade, que a culpa lentamente se esvazia e não perco tempo com preocupações culposas pós-morfeu. Vai ver que essa coisa de biorritmo tem sua razão de ser... Ou então vou ter que fazer ainda muuuuita acupuntura pra melhorar essa energia de fim de tarde. Hmmm... mas dá uma preguiça!!...

4 comentários:

Maria disse...

andei por aqui a procurar... sou nova por estes lados, decidi ler. gostei e comentei :) desclpe a invasão.

João Manoel Nonato disse...

Eu sinto uma vontade fixa de cochilar durante o dia inteiro, mas não cochilo e, na hora de dormir, ainda durmo pouco...

Garnel disse...

Mais uma vítima do sono, encaixa bem. Gostei.
passarei mais vezes.

Otávio M. Silva disse...

Ótimo Texto, Parabéns.

dá uma passada no meu blog também.
http://otaviomsilva.blogspot.com/

Forte Abraço